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25 de mar. de 2010

EXERCÍCIOS TURMA 2001, 2002 e 2003

► REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII 01. (Enem/1999) "(...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos."(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium.) "Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode-se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas." (VINCI, Leonardo da. Carnets.) O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é: a) a fé como guia das descobertas. b) o senso crítico para se chegar a Deus. c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos. d) a importância da experiência e da observação. e) o princípio da autoridade e da tradição. 02. (Cesgranrio-RJ) Os começos do desenvolvimento científico moderno se identificam com a revolução científica do século XVII – o aparecimento de novas maneiras de pensar voltadas principalmente para o problema do conhecimento, tal como o demonstram as obras de Galileu, Bacon, Descartes, etc. Constituíram elementos característicos dessa revolução:1 – a substituição da importância da autoridade e da tradição pelo valor da observação e da experimentação.2 – a valorização da especulação racional em função da redescoberta das obras de Aristóteles.3 – o triunfo do pressuposto racionalista acerca da racionalidade e inteligibilidade de um universo "escrito em linguagem matemática".4- a superioridade filosófica e científica do racionalismo cartesiano, dedutivo, sobre o empirismo de Locke e Hume.Assinale:a) se somente os itens 1 e 2 estão corretas. b) se somente os itens 3 e 4 estão corretas. c) se somente os itens 1 e 3 estão corretas. d) se somente os itens 2 e 4 estão corretas. e) se somente os itens 1, 2 e 4 estão corretas. 03. (PUC-RIO): A natureza com suas leis, / na noite se escondia; / Deus disse: "Que Newton seja!" / e tudo ficou dia. (Alexander Poppe) Alexander Poppe foi um dos contemporâneos de Isaac Newton, na Inglaterra da segunda metade do século XVII. Como outros pensadores dessa época, e como tantos filósofos iluministas, no decorrer do século XVIII, Poppe exaltou o valor da obra de Newton, atribuindo para a mesma um lugar de destaque na criação de novas concepções sobre o homem, a natureza, a ciência e a verdade. Sobre essas concepções, é correto afirmar: I. Promoveram a importância crescente da observação e da experimentação como etapas fundamentais do método científico. II. Difundiram a idéia de compreender a natureza e o universo através da linguagem matemática. III. Destacaram a convicção de que a razão humana era o principal instrumento para decodificar as leis universais que regiam o cosmos. IV. Fundamentaram a base dos valores ateístas dos filósofos promotores da Revolução Científica do Século XVII. Assinale: a) se somente as afirmativas I e IV estão corretas; b) se somente as afirmativas I, II e III estão corretas; c) se somente as afirmativas II e IV estão corretas; d) se somente a afirmativa III está correta; e) se todas as afirmativas estão corretas. 04. (UPE) Questão 21: Com relação às mudanças na arte e na ciência, no início da idade Moderna, analise as afirmativas abaixo. I. As idéias de Copérnico abalaram as concepções de mundo da sua época, ao estabelecer as bases científicas do heliocentrismo. II. As censuras e as perseguições da Inquisição inibiram descobertas científicas e condenaram sábios, como Giordano Bruno. III. As famosas leis formuladas por Isaac Newton serviram de base para o crescimento da ciência moderna, destacando-se também suas noções de espaço e tempo absolutos. IV. As mudanças na produção do conhecimento, nos séculos XVI e XVIII, foram acompanhadas por renovações expressivas na arte e na música com Rembrandt, Velázquez, Vivaldi entre outros. V. A filosofia de Descartes trouxe renovação importante na forma de pensar o mundo. Depois da análise, conclui-se que estão corretas: a) todas as afirmativas b) apenas as afirmativas I e III c) apenas as afirmativas I, II e III d) apenas as afirmativas II e IV e) apenas as afirmativas I, III e IV 05. (UFRGS) Questão 20: Entre os séculos XVI e XVIII, assiste-se ao nascimento da ciência moderna, na qual os estudiosos se valeram da razão para descobrir e explicar os fenômenos universais e as leis da natureza. São citados, abaixo, cinco importantes autores desse período e, a seguir, obras de quatro deles. Assinale nos parênteses os números correspondentes aos respectivos autores: 1. Blaise Pascal 2. Galileu Galilei 3. Isaac Newton 4. Johanes Kepler 5. Nicolau Copérnico ( ) Autor de Princípios matemáticos da filosofia natural, propôs uma explicação racional para a lei de atração dos planetas, além de estudar a mecânica celeste e as propriedades da luz, importantes para o desenvolvimento da física. ( ) Autor de Nova astronomia, baseou-se no método comparativo para comprovar que os movimentos dos astros celestiais são elípticos, e não circulares, como até então se pensava. ( ) Autor de Diálogos sobre os dois princípios máximos do mundo, aprimorou a teoria heliocêntrica, baseando-se na combinação do método indutivo experimental e no cálculo dedutivo. ( ) Autor de Sobre a revolução do orbe celeste, apresentou um novo sistema cosmológico, cujo postulado, "a Terra move-se em torno do Sol", se opunha ao princípio básico do sistema cosmológico de Ptolomeu. A seqüência correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é: A - 3 . 4 . 2 . 5 B - 2 . 5 . 1 . 3 C - 5 . 1 . 4 . 3 D - 1 . 5 . 3 . 4 E - 4 . 3 . 2 . 1 ► REVOLUÇÃO INGLESA 01. (PUC) A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688: a) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell; b) estabeleceu uma república constitucional; c) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico; d) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia; e) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo Parlamento. 02. (UEMT) A Declaração de Direitos, imposta a Guilherme de Orange após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, estabeleceu, entre outros pontos, que: a) a autoridade do monarca sobrepõe-se à do Parlamento; b) a origem divina da Monarquia concede-lhe privilégios; c) o poder da lei é superior ao poder do monarca; d) o Parlamento legisla por delegação especial do rei; e) a vontade do rei, independentemente do Parlamento. 03. (MACK) O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento de holandesa, ficou conhecido como: a) Monarquia Absolutista b) Monarquia Constitucional c) República Puritana d) Restauração Stuart e) Revolução Gloriosa 04. (ACAFE) A respeito da Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688, é correto afirmar: a) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo parlamentarismo; b) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell; c) estabeleceu uma república constitucional; d) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia; e) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico. 05. (VUNESP) O "Ato de Navegação" de 1651 teve importância e conseqüências consideráveis na história da Inglaterra porque: a) favoreceu a Holanda, que obtinha grandes lucros com o comércio inglês; b) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador; c) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo; d) considerava o trabalho como verdadeira fonte de riqueza nacional; e) abolia todas as práticas protecionistas. 06. (FCC-SP) O Ato de Supremacia, promulgado por Henrique VIII, na Inglaterra, contribuiu para: a) divulgar intensamente a doutrina calvinista no país, sobretudo na região da Escócia. b) iniciar a expansão externa, formando, assim, as bases do império colonial inglês. c) promover a reforma anglicana, ao mesmo tempo que contribuiu para a centralização do governo. d) implantar o catolicismo no reino, o que foi acompanhado de repressão aos reformistas. e) restaurar os antigos direitos feudais, que foram limitados pela Magna Carta de 1215. 07. (Fatec-SP) A Revolução Inglesa de 1688 – a Revolução Gloriosa – assinala um momento significativo na adoção dos princípios do liberalismo. Entre as medidas adotadas então, e que confirmam essa afirmação, destacam-se: a) a exclusão da nobreza do Parlamento, garantindo-se assim a maioria da burguesia, e a abolição das sociedades por ações na organização das empresas industriais. b) o reconhecimento da Declaração de Direitos, limitando o poder do rei em face do Parlamento, e a promulgação do Ato de Tolerância, pondo fim à perseguição religiosa contra os dissidentes protestantes. c) a revogação dos Atos de Navegação, que protegiam determinados grupos mercantis, e o reconhecimento do direito de organização para os trabalhadores urbanos. d) a abolição dos tributos feudais da posse da terra e dos censos eleitorais para o preenchimento das cadeiras do Parlamento.e) a eliminação dos Tories, partidários de um poder real forte, e a devolução aos camponeses das terras usurpadas durante os cercamentos. 08. (ESAM-RN) O Ato de Navegação (1651), votado pelo Parlamento inglês, no período de Cromwell, criou uma situação nova no comércio mundial, determinando, em conseqüência: a) um bloqueio das nações do Mediterrâneo, que se julgavam prejudicadas pela Inglaterra. b) um conflito armado entre as colônias exportadoras, que se sentiram altamente prejudicadas. c) uma revolta da aristocracia rural inglesa, que se julgara preterida nos seus interesses. d) um entrechoque armado com a Holanda, que pretendia a hegemonia do comércio marítimo. e) uma situação de beligerância com os Estados Unidos, que começavam a expandir seu imperialismo. 09. (UFPA) Relativamente à história do absolutismo monárquico na Inglaterra, é possível sustentar que: a) a revolução que derrubou o governo de Jaime II, da dinastia Stuart, não assinalou apenas o fim do regime absolutista inglês, mas, igualmente, o triunfo da burguesia e do Parlamento sobre a Coroa britânica. b) o regime absolutista instala-se na Inglaterra em conseqüência das guerras de religião, já que somente dispondo de um governo centralizado e autoritário é que Henrique VIII poderia implantar o protestantismo no país. c) o estabelecimento do regime absolutista na Inglaterra foi prejudicial aos interesses do país, posto que a burguesia britânica, privada da liberdade política, emigrou em massa para a França e para a Holanda. d) o fim do regime absolutista inglês ocorre com a revolução comandada por Oliver Cromwell, oportunidade em que as forças parlamentares sob a sua chefia depõem Carlos I e encerram o ciclo dos governos autoritários dos Tudor. e) comparados a outros governos absolutistas europeus, os ingleses foram mais tolerantes e maleáveis. Veja-se, por exemplo, que durante o reinado dos Stuart a liberdade de religião sempre foi respeitada na Inglaterra. 10. (Fuvest-SP) No século XVII, a Inglaterra conheceu convulsões revolucionárias que culminaram com a execução de um rei (1649) e a deposição de outro (1688). Apesar das transformações significativas terem se verificado na primeira fase, sob Oliver Cromwell, foi o período final que ficou conhecido como Revolução Gloriosa. Isto se explica porque: a) em 1688, a Inglaterra passara a controlar totalmente o comércio mundial tornando-se a potência mais rica da Europa. b) auxiliada pela Holanda, a Inglaterra conseguiu conter em 1688 forças contra-revolucionárias que, no continente, ameaçavam as conquistas de Cromwell. c) mais que a violência da década de 1640, com suas execuções, a tradição liberal inglesa desejou celebrar a nova monarquia parlamentar consolidada em 1688. d) as forças radicais do movimento, como Cavadores e Niveladores, que assumiram o controle do governo, foram destituídas em 1688 por Guilherme de Orange. e) só então se estabeleceu um pacto entre a aristocracia e a burguesia, anulando-se as aspirações políticas da gentry. 11. "O século XVII é decisivo na história da Inglaterra.... Toda a Europa enfrentava uma crise em meados do século XVII e ela se expressava por meio de uma série de conflitos, revoltas e guerras civis." Hill, Christopher, O eleito de Deus. Oliver Cromwel e a Revolução Inglesa, p. 13. A esse respeito é correto afirmar: a) Durante o século XVII, a Inglaterra foi a única região que passou ao largo das turbulências político-sociais que sacudiram as monarquias européia. b) A "Declaração de Direitos" (Bill of Rights), elaborada em 1689, estabeleceu a monarquia absolutista na Inglaterra, condição fundamental para o poderio britânico que se verificaria nos séculos XVIII e XIX. c) A chamada Revolução Gloriosa de 1688 consolidou a emergência dos grupos radicais, denominados niveladores e cavadores, em detrimento do poder da aristocracia senhorial inglesa. d) O resultado final da Revolução Inglesa foi a adoção de um pacto político e religioso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras, que garantiu o reconhecimento da supremacia papal sobre os assuntos religiosos da monarquia. e) Após a chamada Revolução Puritana, que resultou na execução do rei Carlos I, e da Revolução Gloriosa, que levou à deposição de Jaime II, a monarquia teve seu poder limitado, tendo que cumprir as leis votadas pelo Parlamento. 12. (PUC-MG):

A caricatura holandesa de 1658, intitulada O Horível Homem-Rabo, representa mercadores holandeses tentando cortar a cauda do Oliver Cromwell recheada de dinheiro. A partir da leitura dos elementos da gravura abaixo e da sua contextualização histórica, assinale a opção que melhor expressa o espírito da gravura: A - Diante da débil marinha mercante inglesa, a Holanda apropriava-se de parte do lucro obtido pela Inglaterra com o comércio internacional. B - Os atos ilícitos praticados durante o Protetorado de Cromwell tornaram o governo inglês refém de aproveitadores e chantagistas. C - Os Atos de Navegação promulgados por Cromwell prejudicaram o comércio holandês, fortalecendo a economia britânica. D - A pesada tributação imposta pelo governo britânico penalizava os comerciantes holandeses que dominavam o comércio inglês.

13. (UNESP/SP) Gerald Winstanley, líder dos escavadores da Revolução Puritana na Inglaterra (1640-1660), definiu a sua época como aquela em que "o velho mundo está rodopiando como pergaminho no fogo". Embora os escavadores tenham sido vencidos, a Revolução Inglesa do século XVII trouxe mudanças significativas, dentre as quais destacam-se a: A - instituição do sufrágio universal e a ampliação dos direitos das Assembléias populares; B - separação entre Estado e religião e a anexação das propriedades da Igreja Anglicana; C - liberação das colônias da Inglaterra e a proibição da exploração da mão-de-obra escrava; D - abolição dos domínios feudais e a afirmação da soberania do Parlamento; E - ampliação das relações internacionais e a concessão de liberdade à Irlanda. 14. (PUC/CAMP): As revoluções inglesas do século XVII abriram as condições para a instauração do capitalismo à medida que estabeleceram, na Inglaterra, a: A - total abertura para o comércio internacional permitiram o enriquecimento das camadas médias urbanas e aumentaram a concentração das riquezas. B - restauração da monarquia constitucional permitiram a liberdade para os servos e, incentivando a economia de subsistência, reduziram os índices absolutos de pobreza. C - democratização do governo absolutista permitiram a eliminação do déficit público e, tabelando os preços, ampliaram o consumo para as populações de baixa renda. D - isenção de impostos diretos para a produção industrial permitiram à nobreza o acesso a altos cargos públicos e, ampliando o parlamento, democratizaram as decisões políticas. E - plena propriedade privada sobre a terra incentivaram a marinha a controlar os mercados mundiais e, intensificando os cercamentos, proletarizaram grande massa de trabalhadores. 15. (PUC/CAMP): Os conflitos político-sociais do século XVII foram o meio pelo qual a Inglaterra: A - transformou o Absolutismo de direito em Absolutismo de fato. B - promoveu a substituição do Estado liberal-capitalista pelo Estado Absolutista. C - organizou o Exército do Parlamento, conferindo postos de comando segundo o critério de origem familiar e não pelo merecimento militar. D - consolidou os interesses da nobreza agrária tradicional rompendo com os ideais da burguesia. E - diluiu os obstáculos para o avanço capitalista, marcando o início da desagregação do Absolutismo Monárquico. 16. (FATEC-SP): A Revolução Inglesa de 1688 – a Revolução Gloriosa – assinala um momento significativo na adoção dos princípios do liberalismo. Entre as medidas adotadas então, e que confirmam essa afirmação, destacam-se: A - a exclusão da nobreza do Parlamento, garantindo-se assim a maioria da burguesia, e a abolição das sociedades por ações na organização das empresas industriais. B - o reconhecimento da “Declaração de Direitos”, limitando o poder do rei em face do Parlamento, e a promulgação do Ato de Tolerância, pondo fim à perseguição religiosa contra os dissidentes protestantes. C - a revogação dos Atos de Navegação, que protegiam determinados grupos mercantis, e o reconhecimento do direito de organização para os trabalhadores urbanos. D - a abolição dos tributos feudais da posse da terra e dos censos eleitorais para o preenchimento das cadeiras do Parlamento. E - a eliminação dos “Tories”, partidários de um poder real forte, e a devolução aos camponeses das terras usurpadas durante os “cercamentos”. 17. (UFBA)9: A Revolução Inglesa, de 1688, foi uma revolução: A - de caráter estritamente religioso; B - puritana e favorável a um regime republicano; C - conservadora, que pretendia um retrocesso político; D - a favor dos monopólios e outros privilégios mercantis; E - liberal, burguesa e parlamentar. 18. (PUC-PR) “(...) Os Lords espirituais e temporais e os Comuns, hoje (22 de janeiro de 1689) reunidos, (...) declaram (...) para assegurar os seus antigos direitos e liberdades: 1) Que o pretenso direito da autoridade real de suspender as leis ou sua execução (...) é ilegal; (...) 4) Que qualquer levantamento de dinheiro para a Coroa ou para seu uso (...) sem o consentimento do Parlamento (...) é ilegal; (...) 8) Que as eleições dos membros do Parlamento devem ser livres; (...)” O texto acima apresenta alguns itens da Declaração dos Direitos, que foi assinada na Inglaterra por: A - Guilherme III; B - Carlos I; C - Jaime II; D - Jaime I; E - Lord Cromwell. 19. (CESGRANRIO/RJ): "... o pretenso direito da autoridade real de suspender as leis ou a sua execução é ilegal... o pretenso direito da autoridade real de se dispensar das leis ou da sua execução é ilegal..." (Declaração de Direitos, 1689) A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra entre 1688 e 1689, cujos pressupostos podem ser ilustrados pelo trecho acima, assumiu um importante significado no conjunto das transformações da sociedade inglesa manifestadas historicamente ao longo do século XVII porque provocou a: A - vitória do projeto liberal dos segmentos burgueses e urbanos, liderados por Oliver Cromwell, que proclamaram a República Puritana na Inglaterra; B - extinção da organização política do Estado senhorial inglês, baseada na divisão dos poderes judiciário e legislativo, a qual vigorava na Inglaterra desde a instituição da Magna Carta; C - substituição do absolutismo monárquico por um regime de governo monárquico que submetia o soberano inglês ao Parlamento; D - supremacia política e administrativa da aristocracia senhorial e feudal inglesa no controle econômico do país e de suas possessões territoriais fora da Europa; E - consolidação da nobreza fundiária na liderança da Inglaterra através de sua aliança política com os segmentos de comerciantes que controlavam o comércio internacional e colonial inglês. 20. (Unicamp-SP) Você já deve ter aprendido que a história pode ser representada pelas várias etapas do progresso humano. Os momentos cruciais desse desenvolvimento histórico foram denominados revolucionários. Diante dessa afirmação, leia atentamente o texto abaixo: "A burguesia, conduzida por Oliver Cromwell, inspirada por um deus calvinista e motivada por ambição de conquista, derrotou o movimento nivelador e tudo o mais. Em conseqüência, ele foi odiado por muitos pobres, o que sabia e reconhecia. Em uma de suas marchas pela cidade, comentou com seu acompanhante a respeito da multidão:– Eles estariam mais barulhentos e também mais felizes se você e eu estivéssemos a caminho da forca.O deus de Cromwell era um deus do trabalho e da conquista: da Jamaica, da Escócia, e o que não será esquecido, da Irlanda." (Peter Linebaugh, Todas as montanhas atlânticas estremeceram, 1985.) a) Caracterize segundo os seus conhecimentos o processo revolucionário a que o texto se refere.b) Como você utilizaria o texto acima para discordar da idéia de que as revoluções representam sempre um período de progresso humano? ► ILUMINISMO 01. "Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos." Assim se referia o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam: a) às monarquias constitucionais; b) ao despotismo esclarecido; c) às monarquias parlamentares; d) ao regime social-democrático; e) aos principados ítalo-germânicos. 02. (CESGRANRIO) Os déspotas esclarecidos procuravam modificar os métodos e objetivos de ação do Estado. Em geral, apresentavam-se apenas como "os primeiros servidores do próprio Estado". Entre as manifestações do despotismo esclarecido, pode-se incluir: a) a adoção da fraseologia dos filósofos iluministas para a modernização de seus respectivos Estados; b) seu sucesso em países onde a burguesia era muito forte e atuante; c) a durabilidade e coerência de suas reformas implantadas nos países da Europa Ocidental; d) a adaptação de princípios novos a Estados com condições socioeconômicos e políticas bastante avançadas; e) a destruição da religião revelada e da autoridade da Igreja através de precoces idéias de materialismo histórico. 03. "Movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, o iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas, conseguiu uma grande mudança quanto à racionalidade do mundo e do homem." (Francisco FALCON, Iluminismo) O movimento iluminista do século XVIII representou uma: a) crítica ao mecanicismo, fundamental nos dogmas do pensamento religioso católico; b) justificativa da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas; c) defesa da teocracia pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta; d) afirmação das idéias de progresso e de Natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento racional; e) subordinação ideológica do poder político civil às práticas e doutrinas da Igreja contra-reformista. 04. Representava o pensamento das camadas populares, ao afirmar que a fonte do poder era o próprio povo. Em seu livro Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, afirma que "o primeiro que concebeu a idéia de cercar uma parcela de terra e dizer 'isto é meu', e que encontrou gente suficientemente ingênua que lhe desse crédito, esse foi o autêntico fundador da sociedade civil. De quantos delitos, guerras, assassínios, desgraças e horrores teria livrado o gênero humano aquele que, arrancando as estacas e enchendo os sulcos divisórios, gritasse: 'cuidado, não deis crédito a esse trapaceiro, perecereis se esquecerdes que a terra pertence a todos'." A que filósofo iluminista refere-se o texto? a) Voltaire b) Montesquieu c) Rousseau d) Denis Diderot e) Jean d'Alembert 05. Sobre o despotismo esclarecido, é correto afirmar que: a) foi um fenômeno comum a todas as monarquias européias, tendo por característica a utilização dos princípios do iluminismo; b) os déspotas esclarecidos foram os responsáveis pela sustentação e difusão das idéias iluministas elaboradas pelos filósofos da época; c) foi uma tentativa bem-intencionada, embora fracassada, das monarquias européias no sentido de reformar estruturalmente seus Estados; d) foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotar o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas; e) foi uma tentativa mais ou menos bem-sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes. 06. "Os fenômenos econômicos (...) processaram-se livre e independentemente de qualquer coação exterior, segundo uma ordem imposta pela Natureza e regida por leis naturais. Cumpre, pois, conhecer essas leis naturais e deixá-las atuar." (Paul HUGON, Histórias das Doutrinas Econômicas) O trecho acima sintetiza o pensamento econômico dos: a) fisiocratas b) mercantilistas c) marxistas d) keynesianos e) marginalistas 07. As críticas ao Antigo Regime, efetuadas principalmente pelos filósofos e economistas, deram origem a um importante movimento intelectual conhecido como iluminismo. Esses pensadores: a) defendiam o intervencionismo estatal na área econômica; b) rejeitavam as leis naturais por serem irracionais; c) apoiavam o Estado absolutista e o princípio estamental de organização social; d) pregavam o respeito às liberdades individuais e a defesa da propriedade; e) repudiavam a extinção do monopólio metropolitano. 08. "A fim de que seja possível abusar de seus poderes, o Estado deve ser organizado de tal modo que cada um possa refrear a força do outro." Esta frase de Montesquieu manifesta: a) a submissão dos demais poderes do Executivo; b) a superioridade do Legislativo sobre o Executivo; c) que o poder absoluto do governante não pode sofrer limitações; d) que a tripartição de poderes leva ao equilíbrio e à harmonia do Estado; e) a importância da organização militar para que seu país possa dominar o outro. 09. "É proibido matar e, portanto, todos os assassinos são punidos, a não ser que o façam em larga escala e ao som de trombetas." O autor desta frase é Voltaire, sempre lembrado por seu discurso irreverente, sarcástico e pela atualidade de suas idéias, embora tenha participado de um movimento intelectual do século XVIII, o iluminismo, que propunha: a) a defesa das idéias absolutistas e o controle da liberdade de expressão dos cidadãos; b) a eliminação de qualquer tipo de propriedade privada e a estabilização da economia; c) a valorização dos privilégios de nascimento e a crítica aos ideais burgueses de participação política; d) a defesa dos direitos individuais e o fim das práticas centralizadoras; e) a defesa de reformas apenas no plano cultural e a manutenção dos valores do Antigo Regime nos níveis político e econômico. 10. (CESGRANRIO) Assinale a alternativa INCORRETA. “Ao criticar o mercantilismo, os fisiocratas visavam”: a) eliminar o mercantilismo do Estado na vida econômica; b) abolir os monopólios e privilégios; c) permitir a livre circulação monetária; d) desenvolver as colônias; e) dar ênfase à agricultura como principal setor da atividade econômica. 11- (UFSCar-SP) Considere as proposições abaixo e assinale as que se incluem entre as idéias políticas e sociais defendidas pelos escritores iluministas do século XVIII. I. A razão é o único guia infalível da sabedoria e é o único critério para o julgamento do bem e do mal. II. A prosperidade de um país está condicionada à acumulação de metais preciosos, ouro e prata. III. O poder político vem de Deus, que é a fonte única de toda autoridade. IV. O homem é naturalmente bom e a educação aperfeiçoa as suas qualidades inatas. V. O poder político emana do povo, que deve ter o direito de escolher os seus governantes. a) I, II e IV. b) I, III e V . c) II, III e IV. d) II, III e V. e) I, IV e V. 12. (Fuvest-SP) "Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um freqüentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-la de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos..." google_protectAndRun("render_ads.js::google_render_ad", google_handleError, google_render_ad); (Adam Smith, A riqueza das nações, livro III, capítulo 4.) Neste pequeno trecho, Adam Smith: a) contrapõe lucro e renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos. b) mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval. c) defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo. d) critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas. e) expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII. 13. (FEI-SP) Em O espírito das leis afirma-se: "É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder". Essa afirmação reflete: a) o espírito clássico renascentista; b) os princípios da teoria do direito divino; c) o liberalismo político iluminista; d) a filosofia política de Richelieu; e) o pensamento de Luís XIV. 14. (UFV-MG) Durante os séculos XVII e XVIII a Europa viveu um importante movimento de idéias que revolucionou o pensamento científico e político. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa correta. 1 – John Locke 2 – Montesquieu 3 – Descartes 4 – Rousseau 5 – Voltaire ( ) A tendência natural do homem é abusar do poder que lhe foi confiado. Para evitar o despotismo, a autoridade do governo deve ser desmembrada em três poderes – legislativo, executivo e judiciário ( ) A liberdade de pensamento e de religião, bem como a igualdade perante a lei, é direito natural do homem. ( ) O governo existe pela necessidade de garantir os direitos e a segurança dos homens, mas seus poderes não podem ultrapassar os limites estabelecidos por aqueles que o escolheram. ( ) A razão é a única forma de se chegar ao conhecimento verdadeiro dos fatos. ( ) Todo poder emana do povo e é em nome do povo que ele é exercido. a) 4,3,2,1e 5 . b) 3,4, 5,2 e 1. c) 2, 5,1,3 e 4. d) 1,2,4,5 e 3. e) 5,1,3,4 e 2. 15. (FCC-SP) A importância histórica de John Locke, como precursor do movimento chamado de ilustração, está no fato de ter: a) elaborado o Ato de Navegação que deu à Inglaterra o domínio dos mares. b) defendido os princípios do absolutismo monárquico. c) participado da revolta de Cromwell contra o despotismo dos Tudor. d) formulado a teoria dos direitos naturais do homem. e) combatido a influência da burguesia na vida política. 16. (CESGRANRIO/RJ): "Que nunca percam de vista o Soberano e a Nação o fato de a terra ser a única fonte das riquezas e que a agricultura as multiplica. Que a propriedade dos bens de raiz e das riquezas mobiliárias seja assegurada aos seus possuidores legítimos, pois a segurança da propriedade é o fundamento essencial da ordem econômica da Sociedade." (QUESNAY, François. Maximes Generales du Government Economique) François Quesnay, médico do rei francês, lançou as bases do pensamento liberal fisiocrata, o qual: a) preconizava que o aumento populacional determinava a escassez de recursos naturais e, conseqüentemente, crises de abastecimento; b) relacionava a necessidade de se manter a ordem socio-econômica ao montante de investimentos industriais; c) explicitava as aspirações das massas camponesas que tencionavam destruir o feudalismo; e) defendia a valorização da nobreza territorial, a supremacia e a centralização do poder real; f) defendia as aspirações burguesas e criticava a intervenção estatal na vida econômica. 17. (UFRJ) Questão 36: Analise as afirmativas abaixo referentes ao Iluminismo: I. Muitas idéias propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental. II. O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase conferida à razão, entendida como inerente à condição humana. III. Diversos pensadores iluministas conferiram uma importância central à educação enquanto instrumento promotor da civilização. IV. A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito incontestável de todo ser humano. Assinale: a) se apenas a afirmativa II estiver correta; c) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas; d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas; e) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas; e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 18. (UNIRIO/RJ): Os “Déspotas Esclarecidos” procuravam modificar os métodos e objetivos de ação do Estado. Em geral, apresentavam-se, apenas, como “os primeiros servidores do próprio Estado”. Entre as manifestações de “despotismo esclarecido”, pode-se incluir: A - adoção de uma fraseologia dos filósofos do iluminismo para a modernização de seus respectivos Estados. B - seu sucesso em países onde a burguesia era muito forte e atuante. C - durabilidade e coerência de suas reformas implantadas nos países da Europa ocidental. D - adaptação de princípios novos a Estados de condições socioeconômicas e políticas bastante avançadas. E - destruição da religião revelada e da autoridade da Igreja, através de precoces idéias do materialismo histórico. 19. (Unicamp-SP) "Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Conseqüentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus." (Jacques Bossuet, Política tirada das palavras da Sagrada Escritura, 1709.) "[...] Que seja prefixada à Constituição uma declaração de que todo o poder é originalmente concedido ao povo e, conseqüentemente, emanou do povo." (Emenda constitucional proposta por Madison em 8 de junho de 1789) a) Explique a concepção de Estado em cada um dos textos. b) Qual a relação entre indivíduo e Estado em cada um dos textos? 20. (UNICAMP) A respeito do Estado moderno, o pensador político inglês, John Locke (1632 - 1704) escreveu: "Considero poder político o direito de fazer leis para regular e preservar a propriedade." (Citado por Kazumi MUNAKATA, A legislação trabalhista no Brasil, 1984) a) Explique a função do Estado segundo a tese de Locke.b) Como, a partir dessa tese, se explica a relação do Estado moderno com a acumulação da capital?

Um comentário:

  1. O texto é muito interresante porque se fala do perido que se dá quando Galeleu Kepler,entre outro do século XVII iniciaram suas descobertaa parti desse período, a ciência, que até então estava estrelada á filosofia,separa-se desta e passa a ser um conhecimento mais estruturado e prático.

    Rafael da silva schneider turma 2003

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