Pesquisar este blog

29 de mar. de 2010

Atividade para avaliação

‘História: o passado no presente Os Diggers e o MST: Um anacronismo controlado e necessário Segundo o historiador Christopher Hill, "o movimento dos Diggers [...] representou ao máximo os interesses dos que não possuíam bens. Constituiu numa tentativa de proceder por meio de ação direta a uma forma de comunismo agrário [...]." As concepções dos Diggers não são coisas do passado. A luta pela terra esta presente e vive em grupos como o MST. A luta do MST remonta o passado. Percebe-se por tanto uma relação embora anacrônica, mas necessária, entre os Diggers e os Sem terra no Brasil. Ambos os grupos vêem na revolução a maneira de conquistar seu grande objetivo, a terra. Vejamos o que diz o dirigente do MST João Pedro Stedile: "A reforma agrária interessa a toda a classe trabalhadora e deixou de ser apenas uma questão econômica para resolver o problema dos sem-terra que estão passando fome. Ela passou a adquirir um caráter revolucionário. [...] Então eu acho que nós devemos ter a consciência de preparar a classe trabalhadora sabendo que essas mudanças, que são necessárias, não serão dadas de mão beijada, nem na base de voto, nem de uma maneira simplista e fácil, devagarinho[...]" Logicamente devemos perceber as distancias ideológicas entre os movimentos, porém perceber a aproximação na forma de luta e de necessidade. Os anseios não mudaram, a sede por justiça social continua, a disposição de armar as mãos também. Dos Diggers ao MST, a luta pela terra continua.’ (COSTA, Anderson, História para o Dia-a-Dia.) Atividade em grupo, valor 2 pontos. Data para postagem até a meia noite do dia 04/04/2010. O grupo deverá fazer um texto com no máximo 20 e no mínimo 15 linhas, comentando os seguintes aspectos, a partir do texto: a) o que o autor quis dizer com as frases: “Percebe-se por tanto uma relação embora anacrônica, mas necessária, entre os Diggers e os Sem terra no Brasil.” e “Logicamente devemos perceber as distancias ideológicas entre os movimentos, porém perceber a aproximação na forma de luta e de necessidade.” b) Pesquisar sobre as mais recentes ações do MST no Brasil e fazer um paralelo entre essas ações e a frase do texto “Os anseios não mudaram, a sede por justiça social continua, a disposição de armar as mãos também”. c) Qual a opinião do grupo sobre as formas de atuação (ou de luta) usadas pelo MST no Brasil? (Concordam, discordam, justificativa). d) Propor uma solução para tentar resolver a questão da Reforma agrária no país. Atenção: Usar fonte Times Nem Roman, temanho 12 e configurações de página Su e In= 2,5; Di e Es= 3,0.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O primeiro trecho quer dizer que mesmo os movimentos sendo de tempos tão diferentes,ambos os grupos em tese, tem sede de justiça e lutam por aquilo que acreditam.O segundo trecho quer dizer que eles buscam coisas diferentes, mas a necessidade de conseguir aquilo que almejam é maior.
    Os movimentos mais recentes do MST são protestos contra o agronegócio, a luta por uma reforma agrária popular.. a luta continua a mesma, a sede de justiça também, o que leva os trabalhadores a armar as mãos. Nós discordamos da forma de atuação deles, pois é totalmente desnecessário usar armas e machucar as pessoas em grande parte dos protestos.
    Antes de qualquer ação do governo para resolver a questão da reforma agrária, tinha que extinguir o MST, pois são em grande parte pessoas anarquistas que querem terras para revender depois. Após o movimento ser extinto, deveria se fazer um levantamento de quem realmente necessita das terras, aí sim poderia se realizar a reforma agrária sem mais problemas.


    Alunos: Bruna, Carla, Giulia e Luis Felipe Ribeiro.

    ResponderExcluir
  3. Reforma Agrária para nos hoje em dia os integrantes do MST atuam com o mesmo objetivo que os Diggers atuavam antes, mas não souberam reivindicavam seus direitos de forma correta, hoje em dia atuam com mais organização, por isso não conseguem nada. Para serem ouvidos, é preciso escolher um líder para junto com os líderes governamentais possam chegar a um acordo, acabando com essa guerra. Por exemplo: a construção de casas habitacionais com uma pequena porção de terra significante para o cultivo e fonte de renda. O MST tem estado tentando dar um jeito nesta situação rápido, pois se mais pessoas isoladas da sociedade percebem que no MST a uma chance de terem comida e moradia com respeito porque todos passam pela mesma situação são todos humildes.Quando o MST for extinto, teria que fazer um levantamento de quem realmente necessita das terras, aí sim poderia se realizar a reforma agrária sem mais problemas.

    Alunos:Rafael,Dimas,Lucas,Pedro Lucas

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo os movimentos não sendo da mesma época os Diggers e o MST lutavam pelos mesmos objetivos tentando conseguir a reforma agrária. Eles tinham as mesmas necessecidades e lutavam até o fim para conseguir seus objetivos. O MST em forma de protesto se armam com equipamentos de trabalho como enchadas, foices, etc. E invadem fazendas cometendo atos de vandalismo em forma de protesto para que o governo faça suas exigencias e seus direitos.
    Porque suas tentativas de acordo acabam não sendo aceitadas por ambas as partes.
    A questão da reforma agrária envolvendo o grupo MST no Brasil são pessoas que não possuem bens e que estão lutando por esse direito por estar passando inúmeras dificuldades e encontraram uma forma de resolver não só a questão econômica, mas tambem a questão da fome por meio da uma revolução dos sem terra. Na opinião do nosso grupo nós discordamos porque eles teriam que se organizar mais porque so juntar varias pessoas com armas e fazer revoltas nao vai adiantar nada só piorar a situação.

    Alunos: Victor, Eduardo, Igor, Aridalto.

    ResponderExcluir
  6. Ele diz que mesmo sendo mavimentos de tempos diferentes ambos os grupos tem sede de justiça e terra. Diz que eles buscam por coisas diferentes porem a vontade e necessidade de conseguirem o que se quer e a mesma.
    O movimento do MST tem feito protestos contra o agronegocio, eles lutam pela reforma agraria popular. A luta se estendo com sede de justiça levando os trabalhadores a litarem com mãos armadas. Nos descordamos com a forma de protesto deles, nao e necessario o uso de armas e menos ainda machucar pessoas inocentes em seus protestos.O governo teria que organizar reuniões e ver quem realmente necessitam dessas terras e assim entrarem em um acordo dividindo-as e doando para quem realmente necessita e vá fazer bom proveito delas.
    A questão da violencia em seus movimentos nao resolve seus problemas apenas os trazem mais quem são pessoas feridas e em alguns casos mortes.

    De: Michele Selvatice, Tailine Cordeiro e Thaís Moraes .

    ResponderExcluir
  7. O primeiro trecho diz que embora sejam grupos diferentes,de épocas diferentes,ambos procuram ver na revolução uma maneira de conquistar seu grande objetivo, as terras.
    Tem os mesmos objetivos como a Reforma Agrária,que tem como objetivo divisão de terras, ou seja, propriedades particulares (latifúndios improdutivos) são compradas pelo governo a fim de lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para plantar.
    No segundo trecho mostra claramente que embora eles busquem coisas diferentes, eles procuram lutar para conseguir os seus direitos. O que eles tanto almejam.
    As ações do MST no Brasil são:invadir Fazendas colocando cruzes de madeira
    e faixas,fazem marchas,protestos,se armam com equipamentos de trabalho como enxadas ,fazem mobilizações em agências bancárias,ocupam Secretaria de Agricultura,e o que mais se vê é invasão de Fazendas de várias regiões.
    Os anseios não mudaram, a sede por justiça, por mais que o tempo passe,e aconteça em épocas diferentes,os anseios são os mesmo e vontade de lutar por aquilo que ser quer não muda.
    A opinião do Grupo é que com força e violência nunca se resolve nada. O bom seria que o MST escolhesse seu Líder de cada região,ou um Líder geral que defendesse a Tese de seu grupo,e que os governantes fizessem um acordo com o MST,cada um na sua razão e pensamento,chegassem a um consenso bom para todos,que resolvesse o problema e acabasse com essa ''guerra''.

    ResponderExcluir
  8. O que ele quis dizer com a frase “Percebe-se por tanto uma relação embora anacrônica, mas necessária, entre os Diggers e os Sem terra no Brasil” foi que tanto os Diggers quanto os sem terra no Brasil, tinham a mesma ambição, as terras. E achavam que com revoluções, era possível conquistá-las. E disse também que “Logicamente devemos perceber as distâncias ideológicas entre os movimentos, porém perceber a aproximação na forma de luta e de necessidade”, isto é, mesmo que a história deles, a origem, seja diferente, a busca e a capacidade de ir à luta é a mesma.
    Eles continuam lutando, ocupando fazendas, bloqueando estradas e fazendo passeatas, pois querem justiça social.
    Nós não concordamos, pois quanto mais brigarem com o governo, menos o governo vai se esforçar para ajudar.
    A solução seria dar menos terra as pessoas, assim, mais gente seria beneficiada, a produção de alimentos aumentaria, diminuiriam os preços e acabaria de vez com essas revoluções.

    turma: 2003 - Danielle, Juliana, Bruna, Iasmin e Talita.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Os Diggers e os MST queriam a mesma coisa, que era tornar o sistema capitalista em socialista, porque tinham a mesma ambição que era as terras.
    Mesmo a história deles sendo diferente, e a origem era totalmente contrária, utilizavam das mesmas maneiras para conseguir o que eles queriam.
    Eles hoje: fazem revoluçoes, entram em fazendas, bloqueam estradas, tudo como faziam antes e pelo mesmo objetivo.
    Não concordo, já que a peça chave deles é o governo e o governo não vai querer ajudar se eles fazem revoluções contra eles.
    A solução seria dar menos terra pra mais gente, porque daí teriam mais quantidade e baixariam os preços, ou seja, mais quantidade e melhor qualidade.

    Aluno: Luiz Felipe Silva, Turma: 2001

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir