Sugestões serão sobre o primeiro tema: a Primeira República ou
República Velha. É o período da montagem, da organização da nossa República.
Dois pontos se destacam nesse período: o coronelismo e seus desdobramentos
políticos e econômicos, e a os movimentos sociais ocorridos no período.
Para entendermos bem esse assunto, é
preciso ter uma visão mais abrangente desse período. É por isso que não basta
assistir as aulas; é preciso estudar. E por mais que estudar em grupo, com
colegas e/ou amigos, nos deixe mais animados, menos preguiçosos, é preciso um
momento para estudarmos sozinhos. É nessa hora que surgem as dúvidas e também é
quando posso ter certeza sobre o que aprendi, sobre o que já sei.
Para quem precisa de matéria escrita, e
para ter uma visão geral sobre essa primeira fase da nossa república, achei um
esquema de aula seguido de um resumo de cada tópico no site http://rosely-historiaetecnologia.blogspot.com.br/2012/10/republica-velha1889-1930esquema-da-aula.html (Último
acesso em 21/03/2016.) que vocês podem consultar. Tem também um outro resumo
que achei interessante para ter essa visão geral, e que faz uma outra
abordagem: fala de cada presidente desse período e os principais acontecimentos
de seus governos: http://oficiodahistoria.blogspot.com.br/2008/11/repblica-velha-ou-primeira-repblica.html (Último
acesso em 21/03/2016.).
Para quem gosta de matéria escrita no
formato slide, pode dar uma olhada em http://pt.slideshare.net/professorfabio/republica-velha-resumo-9025994 ou http://pt.slideshare.net/historiaempauta/repblica-velha-em-14-slides (Último
acesso em 21/03/2016.). As apresentações em slide geralmente são esquemáticas,
ou seja, bom para se ter ma noção dos pontos mais importantes do tema, ou para
revisar a matéria ou para saber o que se deve realmente aprofundar.
Para quem gosta de assistir aulas (eu
gosto porque se cochilo ou não entendo, posso voltar e rever):
(Bom para revisão ou para uma visão
geral.)
(Legais porque partem de questões de prova
para aprofundar o tema.)
(O professor explica, comenta e vai
escrevendo um resumo no quadro.)
Bem, nem só de leituras de resumos e livros, de assistir aulas, vive o estudante. É preciso resolver exercícios. Encontrar questões de vestibulares ou Enem inéditas, que não tenham gabaritos disponíveis na internet é quase impossível. Por isso, tentar resolver as questões ou apenas copiar as respostas, ficará por conta de cada um, do objetivo que cada um pretende alcançar.
(Muuuitas questões, objetivas e discursivas, com diferentes graus
de dificuldade. Para quem está pegando firme. Tem questões para um bom período
de estudos.)
(Para verificar o que aprendeu sobre o tema; gabarito ao final.)
(Uma espécie de simulado; respostas ao final do teste.)
Pra começar, é isso. Qualquer dúvida, utilize o "zap" da
turma (Só fui adicionada no grupo da Turma 3003.) ou deixe um comentário.
Lembrem-se, são apenas sugestões. A internet oferece um zilhão de
possibilidades, busque seus próprios caminhos nesse universo: procure o resumo,
a aula, o vídeo com o qual você se identifique. Todo mundo aprende, só que de
maneiras diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário