Pesquisar este blog

Ano 2016: Terceirão (3001, 3002, 3002 e 3004)

Sugestões serão sobre o primeiro tema: a Primeira República ou República Velha. É o período da montagem, da organização da nossa República. Dois pontos se destacam nesse período: o coronelismo e seus desdobramentos políticos e  econômicos, e a os movimentos sociais ocorridos no período.

Para entendermos bem esse assunto, é preciso ter uma visão mais abrangente desse período. É por isso que não basta assistir as aulas; é preciso estudar. E por mais que estudar em grupo, com colegas e/ou amigos, nos deixe mais animados, menos preguiçosos, é preciso um momento para estudarmos sozinhos. É nessa hora que surgem as dúvidas e também é quando posso ter certeza sobre o que aprendi, sobre o que já sei.

Para quem precisa de matéria escrita, e para ter uma visão geral sobre essa primeira fase da nossa república, achei um esquema de aula seguido de um resumo de cada tópico no site http://rosely-historiaetecnologia.blogspot.com.br/2012/10/republica-velha1889-1930esquema-da-aula.html (Último acesso em 21/03/2016.) que vocês podem consultar. Tem também um outro resumo que achei interessante para ter essa visão geral, e que faz uma outra abordagem: fala de cada presidente desse período e os principais acontecimentos de seus governos: http://oficiodahistoria.blogspot.com.br/2008/11/repblica-velha-ou-primeira-repblica.html (Último acesso em 21/03/2016.).

Para quem gosta de matéria escrita no formato slide, pode dar uma olhada em http://pt.slideshare.net/professorfabio/republica-velha-resumo-9025994 ou http://pt.slideshare.net/historiaempauta/repblica-velha-em-14-slides (Último acesso em 21/03/2016.). As apresentações em slide geralmente são esquemáticas, ou seja, bom para se ter ma noção dos pontos mais importantes do tema, ou para revisar a matéria ou para saber o que se deve realmente aprofundar.

Para quem gosta de assistir aulas (eu gosto porque se cochilo ou não entendo, posso voltar e rever):
(Bom para revisão ou para uma visão geral.)

(Legais porque partem de questões de prova para aprofundar o tema.)

(O professor explica, comenta e vai escrevendo um resumo no quadro.)

Bem, nem só de leituras de resumos e livros, de assistir aulas, vive o estudante. É preciso resolver exercícios. Encontrar questões de vestibulares ou Enem inéditas, que não tenham gabaritos disponíveis na internet é quase impossível. Por isso, tentar resolver as questões ou apenas copiar as respostas, ficará por conta de cada um, do objetivo que cada um pretende alcançar.

(Muuuitas questões, objetivas e discursivas, com diferentes graus de dificuldade. Para quem está pegando firme. Tem questões para um bom período de estudos.)

(Para verificar o que aprendeu sobre o tema; gabarito ao final.)

(Uma espécie de simulado; respostas ao final do teste.)


Pra começar, é isso. Qualquer dúvida, utilize o "zap" da turma (Só fui adicionada no grupo da Turma 3003.) ou deixe um comentário. Lembrem-se, são apenas sugestões. A internet oferece um zilhão de possibilidades, busque seus próprios caminhos nesse universo: procure o resumo, a aula, o vídeo com o qual você se identifique. Todo mundo aprende, só que de maneiras diferentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário