Pesquisar este blog

21 de jun. de 2010

Relevo e Hidrografia da África do Sul

O território da África do Sul estende-se por 1 219 090 Km ². O situado ao Sul do trópico Capricorne, país possui um relevo simples. Assim, uma parte superior e vasta bandeja, cobrindo cerca dos dois terços do país, aumenta-se sobre as suas cercaduras Grande Escarpement que separa a bandeja das zonas litorais pouco profundas e que forma, ao sudeste, a cadeia montanhosa do Drakensberg constituída de lavas basálticas e culminante à 3 482 m com o Thabana-Ntlenyana. A bandeja sul-americana é constituída em grande parte pelo Highveld, ao relevo tabulaire, situada entre 1 200 m e 1 800 m de altitude. Sobre as suas franjas noroeste, a bandeja baixa-se, constituindo bacias, e abre-se sobre o deserto Kalahari, sobre o do Namib e sobre baixas bandejas onde escoam-se o rio Cor de laranja bem como de outros cursos de água.

Ao leste e o Sul, a bandeja baixa-se para o Oceano Índico numa série de degraus e termina-se ao longo da costa oriental por uma cintura de colinas que dominam uma planície baixa. Ao Sul, dispõem-se em andares das formações sedimentares, o Karroo, que compreendem a vasta bandeja do Grande Karroo e, mais ao Sul, o Pequeno Karroo, situado ao leste do Cabo.

Nesta mesma região do Cabo, as cadeias montanhosas do Swartberg e o Langeberg intercalam-se entre o Karroo e Grande Escarpement. Sobre a costa meridional, exactamente ao Sul do Cabo, encontra-se um promontório isolado, a montanha da Mesa (1 086 m de altitude). À proximidade, o cabo de Bom, anteriormente îlot rochoso, agora estado unido ao continente, cria-se à 256 o Sr. Este cabo não é muito afastado do cabo das Agulhas que representa o ponto mais meridional da África. Sobre a costa sudoeste, o bordo da bandeja é marcado por uma série de relevos dobrados, desentupindo abruptamente sobre a planície costeira sob a forma de penhascos.

Um comentário: