O tempo passou. O blog esteve parado nos últimos anos. Como nunca é tarde para recomeçar, recomecemos. Ano de greve na educação do estado do Rio. Vamos usar esse espaço para intensificar o ritmo de estudos da galera. É isso!
Pesquisar este blog
21 de jun. de 2010
A Descolonização da África - Europa e África nos pós Guerras Mundiais, os movimentos de independência e a conferência de Bandung
Após a segunda guerra mundial os países europeus estavam abalados internamente, pois dedicaram toda a sua economia industrial e científica para a guerra. Isso fez com que acelerasse o processo de descolonização da África, porque os europeus estavam sem condições de manter um domínio econômico e militar sobre as suas metrópoles, já que eles tinham que primeiro organizar a bagunça dentro da sua própria casa!
A descolonização na África passou por várias etapas até que os países sob influência estrageira conseguissem alcançar a independência. As principais organizações que contribuíram para o arranque deste processo foram a Sociedade das Nações - SDN - (no pós Primeira Guerra Mundial) e a ONU (no pós Segunda Guerra Mundial). A SDN, com o fim das hostilidades internacionais em 1918 decidiu retirar os privilégios que os países perdedores tinham sobre as suas colônias africanas. Consequentemente, a Itália e a Alemanha tiveram de abdicar da sua condição de países colonizadores, uma vez que as colônias que controlavam foram atribuídas aos países vencedores. A Organização das Nações Unidas, deliberou, no final da Segunda Guerra Mundial e com a ajudas dos EUA, que a Europa deveria desfazer-se do seu passado colonialista, conferindo a independência aos países africanos.
A descolonização da África se concretizou mesmo quando se aliou com um movimento Independentista que ficou mais organizado na conferência de Bandung, onde vinte e nove países da Àsia e da Àfrica se reuniram em uma conferência internacional que aconteceu na Indonésia para lutar contra o sub desenvolvimento e a independência. Foi a primeira conferência a falar e afirmar que a idéia de racismo e imperialismo são crimes. Além disso, deram também a idéia de criar um tribunal para julgar quem cometesse esses crimes. Porém, os países centrais não deixaram isso acontecer. Por isso, ela foi muito importante na história dos países subdesenvolvidos, pois mostrou a responsabilidade que os países imperialistas começariam a ter em ajudar os países que eles destruíram no passado e essa responsabilidade existe até hoje!
Eles adotaram 10 princípios como base no papel da descolonização, tais foram ele:
1.Respeito aos direitos fundamentais, de acordo com a carta da ONU.
2.Respeito à soberania e integridade territorial de todas as nações.
3.Reconhecimento da igualdade de todas as raças e nações, grandes e pequenas.
4.Não-intervenção e não-ingerência nos assuntos internos de outro país. (Auto determinação dos povos)
5.Respeito pelo direito de cada nação defender-se, individual e coletivamente, de acordo com a carta da ONU.
6.Recusa na participação dos preparativos da defesa coletiva destinada a servir aos interesses particulares das superpotências.
7.Abstenção de todo ato ou ameaça de agressão, ou do emprego da força, contra a integridade territorial ou a independência política de outro país.
8.Solução de todos os conflitos internacionais por meios pacíficos (negociações e conciliações, arbitragens por tribunais internacionais), de acordo com a carta da ONU.
9.Estímulo aos interesses mútuos de cooperação.
10.Respeito pela justiça e obrigações internacionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário