O Império Francês atingiu sua extensão máxima neste período, em torno de 1812, com quase toda Europa Ocidental e grande parte da Oriental ocupadas, possuindo 150 departamentos, com 50 milhões de habitantes, quase um terço da população europeia da época.(Costa do norte da Alemanha, Portugal, Espanha, Italia,Russia , Holanda)
Características políticas e econômicas:
Até o século XVI baseou- se no sistema colonial onde preocupava –se essencialmente na compra e venda de especiarias e na arrecadação de impostos. As colônias eram vistas como instrumento do poder das metrópoles. A organização da produção colonial se fez de acordo com a política econômica do mercantilismo, tendo como objetivos o fortalecimento do Estado nacional e a acumulação de riquezas monetárias nas mãos das burguesias européias.
Fatos que caracterizaram a dominação politica e economica :
Fundação do Banco de França,
reorganização da economia e das finanças,
herança cultural profunda e inovadora,
Afirmação de um ideário de soberania e de nacionalismo patriótico.
Resistências locais:
Os países viam Napoleão como um revolucionário ameaçador, por mais que houvesse implementado novas idéias tanto políticas quanto sociais seus métodos de consolidação do império não agradaram e nem supriram as necessidades dos países dominados.
Exemplos que podem ser citados são: Bloqueio continental e o fato de os países europeus serem muitas vezes tratados como simples colônias.
As cidades espanholas também resistiram à dominação francesa. A guerra de guerrilhas causou muitas baixas ao exército francês. Em 1812, José Bonaparte teve de abandonar Madri, devido às vitórias do General inglês Wellington na Espanha. A partir de então, a resistência a ocupação francesa foi comandada pelas juntas de governo, instaladas em Sevilha e Cádiz. Em 1810, um conselho de resistência convocou as cortes. Em 1812, as cortes promulgaram a primeira constituição da Espanha.
Blenda.Jaiana,Jéssica,Luciano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário