Pesquisar este blog

21 de jun. de 2010

A Dominação da África do Sul

Descoberta e Colonização

A Ilha Robben, ao largo da atual Cidade do Cabo, foi durante muitos anos, utilizada por navegadores portugueses, ingleses e holandeses como posto de reabastecimento. A região era habitada por povos Khoisan, Xhosa, Zulu, entre outros. Em 1591 um grupo de KhoiKhoi, cansados das práticas comerciais desleais dos europeus, atacou a Ilha Robben, Como não tinham nada que superasse as armas de fogo dos europeus, foram deixados na ilha sem comida, nem água. Esses foram os primeiros prisioneiros da Ilha Robben.

Colonização Holandesa

Em 1652, Jan Van Riebeeck, da Companhia Holandesa das Índias Orientais, promoveu a colonização da região e fundou a Cidade do Cabo.

Durante os séculos XVII e XVIII, a Colônia do Cabo viu chegar e instalarem-se calvinistas, os quais não conseguiram ''disciplinar'' os Khoisan para as suas atividades agrícolas e quase os exterminaram nas guerras da fronteira do Cabo.

Colonização Britânica

Os ingleses ocuparam a Cidade do Cabo em 1795, durante a Guerra Anglo-Holandesa. Depois de breve período de domínio holandês entre 1803 e 1806, a cidade tornou-se capital da colônia britânica do Cabo.

Os colonos de ascendência não-inglesa começaram a explorar e colonizar o interior da África, num movimento chamado ''A Grande Viagem'', os que partiam nessas migrações passaram a ser conhecidos como ''Os Viajantes'' e fundaram suas próprias repúblicas '' O Estado Livre de Orange'' e o ''Transvaal''. O império Zulu foi mais tarde conquistado pelos britânicos na Guerra Anglo-Zulu.

As Guerras Boers

Foram confrontos armados na África do Sul que opuseram os colonos de origem holandesa e francesa ao exército britânico que pretendia apoderar-se das minas de diamante recentemente encontradas naquele território. A Primeira Guerra dos Boers deu-se em 1880-1881 e foi ganha pelos boers, mas a segunda entre 1899 e 1902, levou à anexação das repúblicas boeres do Transvaal e do Estado Livre de Orange à colônia britânica do Cabo.

Com a vitória dos britânicos, muitos civis boers foram encarcerados. Os guerrilheiros britânicos forçaram os boers a lutarem com os nativos bittereinders. Após eles prosseguirem com a resistência por mais um ano perceberam que a nação boer seria completamente destruída se persistissem e assinaram um tratado de paz com os britânicos, chamado Tratado de Vereeniging.

Dominação Britânica

O Tratado de Vereeniging especificava que o governo britânico era soberano das Repúblicas Boers e assumia a dívida de guerra de 3 milhões de libras dos governos afrikaners. Os súditos holandeses ficaram com o estatudo legal especial, uma vez que o Africâner ainda não era conhecido como língua distinta. Outra provisão do tratado era que os negros não teriam direito de votos, exceto na Colônia do Cabo. A administração britânica ainda tentou a '' anlgicização'' dos boers através da educação obrigatória em inglês, mas o plano apenas resultou em ressentimento para os boers e foi abandonado quando os Liberais tomaram o poder na Grã-Bretanha, em 1906.

A União Sul-Africana e o Apartheid

A União Sul-Africana foi criada em 1910 incluindo a Colônia do Cabo, a Colônia de Natal, a '' Colônia do Rio Orange'' e o Transvaal 8 anos depois do fim da Segunda Guerra Boer.

Embora o sistema colonial fosse um regime racista, começaram a forjar as bases legais para o regime do Apartheid.

Umas das primeiras leis adaptadas foi o ''Regulamento do Trabalho Indígena'', a qual era conseiderado um crime- apenas para os africanos. No mesmo ano, foi promulgada a ''Lei da Igreja Reformista Holandesa'', que proibia os negros de se tornarem membros de pleno direito daquela igreja.

A '' Lei da Terra'' , que dividiu a África do Sul em áreas onde só negros ou brancos podiam ter a posse de terras. Essa lei determinava igualmente que os africanos só poderiam viver fora das suas terras quando empregados dos brancos.

Louis Botha e Jan Smuts, fundaram o Partido Sul-Africano, que governou a União até serem derrotados por Barry Hertzog do Partido Nacional. Os dois partidos uniram-se para formar o Partido Unido, tentando a reconciliação entre os afrikaners e os brancos de origem inglesa.

Um comentário:

  1. porque aconteceu tudo isso e isso que eu quero saber estou fazendo um trabalho sobre isso blz

    ResponderExcluir