Continente África
O continente africano tem alguns dos rios mais extensos e volumosos do mundo, como o Rio Nilo com mais de 6500 Km de extensão, o Niger, o Congo(ou Zaire), o Zambeze, o Limpopo, o Orange, entre outros. Na África oriental situam-se os Grandes Lagos Africanos, entre os quais o Lago Vitória, o lago Alberto e o lago Niassa sao dos mais extensos e conhecidos. Ao norte do continente encontramos os Montes Atlas, ao sul dos Montes Atlas, localiza-se a meseta desértica do Saara e, mais a sul o grande planalto centro-aficano, a leste encontra-se o Grande vale do Rift, com grandes depressões e altas montanhas, entre as quais o Kilimanjaro é o monte mais alto do continente (5895).
A África é o segundo continente mais populoso do mundo com aproximadamente, 39,27 milhões de quilômetros quadrados de terras e aproximadamente 800 milhões de habitantes.
A atual que se inicia na segunda metade de 2003 tem, contudo, uma magnitude sem precendentes e esta relacionada com o desenvolvimento de processos globais concretos que urge explicitar.
O rápido crescimento econômico dos , essencialmente da China, está na origem de uma drástica necessidade acrescida de materiais de matérias-primas, em primeiro lugar de petróleo bruto. Este fenômeno intimamente ligado ao processo de<> no seio da economia mundo3 atual inserindo-se, conseqüentemente, na frase contemporânea do processo de desenvolvimento histórico do capitalismo. Abrange vários países da Ásia e da América Latina, mas não de África.
Uma grande parte do continente é apresentada a influência do clima tropical, Na Áfica oriental, montanhas param a monção do oceano índico, o clima da África é fortemente influenciado pelo fato de esse continente ser atravessado a meio pela linha do equador e estar compreendido na sua maior parte entre os trópicos. É um continente, bastante quente onde os climas, se individualizam mais pelas variações pluviométricas do que pelas térmicas, a excepção do equador para norte e para sul, de clima mediterrâneo. A partir do equador para norte e para sul, o clima passa d equatorial para tropical e desértico quente. Nas zonas mais altas o clima de altitude e nas zonas temperadas o clima e m mediterrâneo.
Geralmente, altitude do continente africano aumenta do noroeste ao sudeste, as bandas costeiras baixas, com exceção da costa mediterrânea e a costa da Guine, sao geralmente estreitas, antes de criar-se abruptamente, ao noroeste as cadeias do atlas, sucessões de PCI escarpes que culminam4 165ma altitude e entre qual intercalam-se elevadas bandejas, entende-se do Marrocos ate na Tunísia2 400 km por longo.
A vegetação reflete as zonas climáticas, a região da floresta tropical, onde a precipitação anual media excede 1300 mm, e coberta de uma vegetação densa e de espuma, dominada por grandes arvores a folhas persistentes e de numerosas espécies de madeira dura tropical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário