Pesquisar este blog

18 de jun. de 2010

África Ocidental - clima, vegetação e questões ambientais

Oeste da África – clima, vegetação e as questões ambientais Clima A África Ocidental está no meio termo entre a floresta tropical e o deserto, ou seja, por lá encontra-se desde desertos úmidos até Florestas tropicais áridas, dentre outros modelos de clima. O clima tropical, normalmente é quente e húmido; estação chuvosa (do tipo mansônica, de junho a novembro) com ventos sudoestes; estação seca (de dezembro a maio), com ventos noroestes do tipo harmattan (secos vindos do deserto do Saara). Vegetação A região ocidental é ocupada, em sua totalidade, por planaltos intensamente erodidos, constituídos de rochas muito antigas e limitados por grandes escapamentos. Tem, em geral, planícies que se elevam para savanas a leste. A vegetação é uma mistura de cactos e árvores, com plantas muito interessantes, com múltipos troncos e folhas de todas as cores possíveis. Questões Ambientais Na África ocidental ocorrem grandes problemas ambientais, como o desmatamento, a erosão do solo; "overgrazing"; a pesca predatória; pastagens nocivas ao solo, etc... Tudo isso, aliado aos problemas naturais, como a névoa quente, seca e empoeirada, vinda do deserto, que reduz a visibilidade durante a época seca, fenômeno conhecido localmente como bruma seca, e as queimadas, destrói cada vez mais a biodiversidade local e diminuí a qualidade de vida da população, já tão pobre e adoentada. Nome: clara, bruna, lucas e thamires.

31 comentários:

  1. Oeste da África – clima, vegetação e as questões ambientais dos países: Libéria, Mali, Mauritânia, Niger, Nigéria, Senegal , Serra Leoa e Togo .

    A África Ocidental está no meio termo entre a floresta tropical e o deserto, ou seja, por lá encontra-se desde desertos úmidos até Florestas tropicais áridas, dentre outros modelos de clima. A vegetação é uma mistura de cactos e árvores, tudo aliado aos despejos de mercúrio nas nascentes da região geram plantas muito interessantes, com múltiplos troncos e folhas de todas as cores possíveis, inclusive as mais néons e psicodélicas colorações possíveis , além da desertificação presente na região.
    Veja alguns dos países que constituem a África Ocidental e suas características físicas de clima e vegetação:
    • Mali
    Clima: Tropical (centro e sul do país) e árido (norte, coberto pelo deserto do Saara). Nas áreas de clima tropical seco registram-se duas estações distintas: uma seca, muito longa, que vai de Novembro a Junho, e uma estação húmida, que ocorre entre Junho e Outubro, e que é ainda influenciada pelas monções vindas do sudoeste.
    Vegetação: Vegetação de Savana, que surge próximo ao rio Níger, onde estão as terras mais férteis do país.

    Mali está a enfrentar problemas ambientais, como desertificação, o desmatamento, a erosão do solo e a contaminação da água.

    • Libéria
    Clima: Equatorial, com temperaturas médias de 25 °C em Monróvia. No interior e no norte de país registam amplitudes térmicas significativas. A estação seca decorre entre Novembro e Abril e a estação das chuvas entre Maio e Outubro. A chuva é mais intensa junto à costa, diminuindo para o interior.
    Vegetação: No interior da Libéria situam-se densas florestas tropicais (o país possui 40% da floresta tropical da África Ocidental).

    Os principais problemas de meio ambiente que a Libéria atravessa são a desflorestação, erosão dos solos e poluição da costa.

    • Mauritânia
    Clima: Quente e seco; tempestade de areia ("Siroco"), principalmente em março e abril; secas periódicas.
    Vegetação: Durante o verão chuvoso as planícies estão cobertas de vegetação herbácea.

    As questões ambientais como: excesso de pastagens, desmatamento e a erosão do solo causada pela seca, estão contribuindo para a desertificação.

    Nomes: Andreza,Daniele,Dayana e Hanna.

    ResponderExcluir
  2. ' Aspectos físicos de clima e vegetação dos paises: Egito, Libia e Saara. '

    É na região litorânea que encontramos o clima mediterrâneo, o Egito é apresentado ao clima tropical árido, caracterizado por uma estação quente ,de maio a setembro, e uma estação fresca,de novembro a março.O delta, no vale Nil e oasis, palma é árvore mais larga.O cipreste, o olmo, o eucalipto, o mimosa, bem como diversas árvores frutiferas.Problemas ambientais atuais:Temam terrenos agrícolas estejam perdidos para a urbanização e as areias transportadas pelo vento, a desertificação,esgoto e outros efluentes industriais, o crescimento rápido da população sobrecarga do Nilo e natural.Líbia começa sob a zona de clima subtropical ocupa a parte norte do país, nas margens do Mediterrâne.Os verões são longos, extremamente quente e seco, enquanto os invernos são muito mais agradável, com temperaturas moderadas.A vegetacção é cercada de tamareiras,oliveiras e laranjeiras.A Líbia é importante incluir as questões ambientais: desertificação; fresca naturais limitados recursos hídricos , a Grande Rio Artificial Project, que é o esquema de desenvolvimento de água maior do mundo e está sendo construído para levar água a partir de grandes aqüiferos sob o Saara para as cidades costeiras.O Saara está localizado em uma divisão climática,as chuvas, embora extremamente rara, pode cair em qualquer época do ano. A precipitação anual é inferior a 25 milímetros (mm), e na parte oriental do deserto é inferior a 5 mm por ano.Nos meses mais quentes, as temperaturas podem subir acima de 50 ° C, e as temperaturas podem cair abaixo de zero no inverno. Muito maiores áreas do Saara tinha água suficiente apenas 5.000-6.000 anos atrás. Não está claro quanto deste ecorregião foi coberto com vegetação, mas em outras partes do Saara a vegetação era mais perto do savana da África oriental e meridional. Atualmente, o eco-região está em um hiper árido "fase, com alto verão as temperaturas , baixas temperaturas de inverno e chuvas entre 0 e 25 mm por ano.

    Nomes: Danila,Larissa,Rayanne e Yanka.

    ResponderExcluir
  3. mto bom msm ein!! manda da africa ocidental é pra quarta!!aguardo

    ResponderExcluir
  4. N respeita o comentario alheio e o trabalho de pessoas que se preocupam em ajudar outras seu fedido

    ResponderExcluir
  5. cade os negao do site?

    ResponderExcluir
  6. LITUÂNIA MINHA BENGA

    ResponderExcluir
  7. o zubumafu mora na africa ocidental? respondam-me rapido

    ResponderExcluir
  8. existe um misterioso comentarista aqui

    acabe com seu anonimato

    qr dizer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá sou o Barack Obama e peço, em nome da Michele, dos meus filhos, do meu cachorro, do meu elefante, do meu macaco, da minha girafa, do meu hipopótamo, do meu tatu, do meu leao, da minha hiena, e de toda a fauna da africa, que param de ofender os negros

      Excluir
  9. vão se fuder cade a serra leoa

    ResponderExcluir
  10. alguém pode me mandar o clima, vegetação , hidrografia e relevo da liéria

    ResponderExcluir