O tempo passou. O blog esteve parado nos últimos anos. Como nunca é tarde para recomeçar, recomecemos. Ano de greve na educação do estado do Rio. Vamos usar esse espaço para intensificar o ritmo de estudos da galera. É isso!
Pesquisar este blog
9 de jun. de 2010
África Branca - Argélia , Djibuti, Egito
Argélia: É um país do norte africano, que faz parte do Maghreb. Oficialmente se chama República Argeliana Democrática e Popular, sua capital é Argel. É o maior país próximo ao mediterrâneo e e o segundo país mais extenso da África, perdendo apenas pro Sudão. Ele partilha suas fronteiras terrestres ao nordeste com a Tunísia, a leste com a Líbia, ao sul com o Níger e o Mali, a sudoeste com a Mauritânia e o território contestado do Saara Ocidental, e ao oeste com o Marrocos. A Argélia Participa de organizações como a ONU, a UA e a Liga Árabe.
Política: A Argélia é governada sob a Constituição de 1976, o poder Executivo é do presidente (Abdelaziz Bouteflika)que tem mandato de 5 anos e é escolhido pelo povo, é ele também que indica o primeiro ministro. Esse país conta com mais de 30 partidos porém o partido mais importante é o FLN (Frente de Liberação Nacional).
Economia: O centro da economia desse país é o sector de hidrocarbonetos, que é responsável por 60% das receitas orçamentais, 30% do PIB e 95% das receitas de exportação. A Argélia tem a sétima maior reserva de gás natural do mundo e é o segundo maior exportador de gás. E ainda é o décimo quarto país com as maiores reservas de petróleo. Em 2001, o governo assinou um Tratado de Associação com a União Europeia que irá, eventualmente, baixar as tarifas e aumentar as trocas comerciais.
Religião e Cultura: Na Argélia 99% da população é muçulmana, os outros 1% são católicos e existe apenas 500 judeus no país inteiro, o resto da grande população judaica prévia a criação de Israel fugiu ou foi expulsa depois da independência do país. Hoje em dia a língua oficial do país é o árabe porém existe 15% da população que ainda fala a língua berbere, a maioria dos habitantes que falam o berbere moram nas regiões do norte, mas também incluem os tuaregues do Saará. O francês é largamente falado mais nenhuma dessas duas línguas são oficiais. A questão linguística é um problema grave do país por causa da política de arabização feita pelo Estado, quando este recusou o pedido de oficialização dessas duas línguas. Houve até um boicote da parte dos berbere no tratado de paz e conciliação nacional realizado pelo país.
Djibuti: é um país muito pequeno situado no nordeste africano, é limitado a norte pela Eritreia, a leste pelo estreito de Bab el Mandeb, pelo Golfo de Áden e pela Somália e a sul e oeste pela Etiópia, sua capital é Djibouti.
Política: Esse país é uma repúplica. Sua independência foi declarada em 27 de Junho de 1977. É governado pelo presidente Ismail Omar Guelleh (desde 8 de Maio de 1999)e pelo chefe de governo que é o Primeiro-Ministro Mohamed Dileita Dileita (desde 4 de Março de 2001). É dividido em 6 distritos administrativos: Ali Sabieh, Arta, Dikhil, Djibuti, Obock, Tadjourah. O poder máximo desse país é do Supremo Tribunal e seu poder legislativo consiste na câmara dos deputados divida em 65 lugares e todos os membros são eleitos pelo povo e tem mandato durante 5 anos. Nesse país é executada a Constituição Multi partidária que foi aprovada pelo referendo de 4 de Setembro de 1992.
Economia: A economia desse país depende da capital que funciona como porto pro país vizinho a Etiópia, os dois são ligados por ferrovia.O Djibuti é um país muito pobre sua renda per capita é de US$1000 anuais. Sem contar que sua taxa de desemprego é de 54% nas áreas urbanas e 82% em áreas rurais e 49% desse país vive abaixo da linha da pobreza.
Religião e Cultura: O islamismo foi declarado como a religião oficial do estado, mas mesmo assim outras religiões tem uma liberdade considerável dentro desse país. A cultura desse país na maioria das vezes é transmitida oralmente e por canções, usando sua lingua nativa, cantam ou dançam falando de alguma história. Suas roupas são adequadas para o clima árido. Mulheres casadas são obrigadas a cobrir o rosto, já as solteiras não tem essa necessidade. O vestido árabe é usado estritamente durante festivais religiosos, especialmente na preparação do hajj(o hajj é uma peregrinação que de acordo com as leis muçulmanas deve ser feito pelo menos uma vez na vida de um muçulmano adulto que tenha condições econômicas e goze de boa saúde. Essa peregrinação ocorre entre o oitavo e o décimo dia do último mês do calendário islâmico).Em algumas ocasiões as mulheres podem se cobrir de jóias.
Egito: O Egito é um país do norte africano, que faz península do Sinai,na Ásia, o que torna esse país transcontinental.Esse país limita a oeste com a Líbia, ao sul com o Sudão e a leste com a Faixa de Gaza e Israel. Seu litoral norte é banhado pelo mar mediterrâneo seu litoral oriental pelo mar vermelho. península do Sinai é banhada pelos golfos de Suez e de Acaba. A sua capital é a cidade do Cairo. O Egito é dos países de maior população na África, O país é conhecido pela sua antiga civilização e por alguns dos monumentos mais famosos do mundo, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge.
Política:O Egito é república desde 1953. O poder executivo do país é dividido entre o presidente e o primeiro ministro. Levando em conta que o presidente eleito é o mesmo a mais cinquenta anos. O poder legislativo é exercido pela Assembleia Popular, um parlamento unicameral composto por 454 membros. Destes, 444 são eleitos por voto popular para um mandato de cinco anos; os restantes 10 são nomeados pelo presidente da República. Entre as funções da Assembleia Popular estão aprovar o orçamento, fixar os impostos e aprovar os programas de governo. Para além da Assembleia, existe um Conselho Consultivo composto por 264 membros, 176 dos quais são eleitos através de voto popular e 88 nomeados pelo presidente.
Economia: A economia é baseada na agricultura, exportação de petróleo e o turismo. O país dispõe de um mercado de energia desenvolvido e que se baseia no carvão, petróleo, gás natural e hidroelétricas. O nordeste do Sinai possui depósitos de carvão importantes, que são explorados à taxa de cerca de 600 000 toneladas ao ano. É produzido petróleo e gás nas regiões desérticas a oeste, no golfo de Suez e no delta do Nilo. As reservas egípcias de gás são enormes, estimadas em mais de 1 100 000 metros cúbicos nos anos 1990, e o país exporta GLP. Os principais parceiros comerciais do Egipo são os EUA, a Itália, o Reino Unido e a Alemanha. O Egito está listado entre as economias dos "Próximos Onze".
Religião e Cultura:Cerca de 90% dos egípcios são islâmicos sunitas, 8% são cristãos, e menos de 1% muçulmanos xiitas. A maioria destes cristãos pertencem à Igreja Ortodoxa Copta. Outras comunidades cristãs presentes no país são a arménia apostólica, a católica, a grega ortodoxa e a síria ortodoxa. Na cultura, o rio Nilo é o centro de tudo, ele fornecia água necessária ao plantio no Egito. A arte egipcia é desenvolvida e aplicada pela civilização do antigo Egipto na beira do vale do rio Nilo no Norte de África.Essas manifestações artisticas tiveram superioridade nessas regiões por longos períodos, extendendo-se aproximadamente por 3000 anos AC e demarcando diferentes épocas. Suas crenças eram tão grandes que eram capazes de mumificar seus deuses. O processo de mumificação era tão complexo, que hoje em dia, por serem tão difíceis, poucos egípcios sabem como mumificar alguém. Na República Árabe do Egito destaca-se, principalmente a questão de serem politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.
Marcadores:
Alexandra,
Daniela,
Flávia e Natália 2002
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário